Quantos docinhos encomendar para a festa? E quantos sabores diferentes? Existe tendência para doces de casamento? Para tirar essas e outras dúvidas, falamos com Isabella Suplicy, Louzieh e Denise do Rego Macedo, três especialistas no asssunto:
Qual a quantidade ideal de doces por pessoa?
Isabella Suplicy: Depende do horário. Para casamentos durante o dia, 6 a 7 por pessoa; e para casamentos à noite, 4 a 5 por pessoa.
Essa contagem muda se tiver sobremesa empratada?
Louzieh: Não. Até porque muita gente dispensa a sobremesa, mas não abre mão dos docinhos, o grand finale da festa.
Qual a proporção ideal de doces para uma mesa bem variada?
Isabella Suplicy: O ideal é uma mesa bem balanceada. Em 12 qualidades: 3 de chocolate, 1 de frutas, 1 de côco, 1 a 2 de nozes, 1 de ovos, 1 de damasco, 1 de pistache, 1 de doce de leite, 1 diferente (exemplo: marzipan, ou repetir algo que a família goste muito).
Louzieh: Gosto de compor a mesa com 3 tipos de chocolate, somando 30% do total dos doces; nos 70% restantes não pode faltar doces com nozes (castanhas, avelã etc), ovos e frutas. Uma mesa com 1000 doces, por exemplo, deve ter, em média, 8 qualidades diferentes de doces e 120 unidades de cada uma dessas qualidades.
Quais docinhos são mais pedidos e não podem faltar?
Isabella Suplicy: Nozes e chocolate.
Quais as tendências em doces de casamento?
Denise do Rego Macedo: Os docinhos de nutella são um sucesso. No Rio, as noivas também gostam muito de inserir doces que tradicionalmente não vemos em casamentos, como o quindim, só que com uma apresentação especial.
Isabella Suplicy: Doces tradicionais com uma pegada moderna.
A empresa de doces também faz a montagem da mesa?
Louzieh: No Rio, a montagem sempre fica a cargo da assessoria. Em São Paulo, algumas doceiras já levam os pratos prontos para serem montados.
Isabella Suplicy: No nosso caso, as copeiras fazem.
Qual o segredo para uma mesa de doces perfeita?
Denise do Rego Macedo: Escolher a melhor doceira e o produto da melhor qualidade, afinal estamos falando de uma ocasião especial. Já fui em festas em que os docinhos estavam lindos, mas pouco saborosos. Ninguém quer que seus convidados saiam insatisfeitos, não é?
Denise do Rego Macedo: Escolher a melhor doceira e o produto da melhor qualidade, afinal estamos falando de uma ocasião especial. Já fui em festas em que os docinhos estavam lindos, mas pouco saborosos. Ninguém quer que seus convidados saiam insatisfeitos, não é?
Louzieh: Uma boa quantidade de doces é fundamental, porque não tem nada mais desagradável que ir até a mesa de doces e encontrá-la já quase vazia. Além disso, é importante atender a todos os gostos e não escolher apenas doces que os noivos gostam.
Isabella Suplicy: Não esquecer que a mesa é de doces, ou seja, não fazer uma forminha que esconda os doces e não exagerar em decorações que fazem o mesmo.
*Dica extra de Denise do Rego Macedo: Deixar os convidados livres para levar docinhos para casa. Para tanto, a doceira oferece uma caixinha personalizada de acordo com a decoração da festa
http://mariadevoz.com.br/
BOLOS FLORIDOS
BOLOS FLORIDOS
Flores de açúcar sempre fizeram parte da decoração dos bolos de casamento e não é nenhuma novidade que as adoramos! Mas, de uns tempos para cá, elas têm se tornado o ornamento principal, dispensando qualquer tipo de topo de bolo (bonequinhos, noivinhos etc).
Gabriela Gotthilf, sócia da Sucrier, fez dois bolos floridos para a mesa de doces (foto 1), um pequeno com com orquídeas no topo e outro quase todo coberto por florzinhas. Já o bolo que Isabella Suplicy criou para o casamento de Juliana Malzoni (foto 2) tem ainda mais flores ao longo de seus três andares. Seguindo esse mesmo conceito, o bolo do casamento de Maria di Pace, também da Isabella Suplicy, foi coberto de folhas com limões sicilianos. E em uma linha completamente diferente, mas também muito florida, uma maxi flor com pétalas que vão se espalhando, como no bolo feito por Regina Rodrigues para o casamento de Julia (foto 3). Já o meu bolo de noivado, que poderia ser de casamento, feito pelo The King Cake, é composto por pétalas frisadas que vão subindo pelos andares até chegar à peônia do topo (foto 4):
Nenhum comentário:
Postar um comentário